Player

sábado, 24 de maio de 2014

Cuidados na Gravidez

Antes de engravidar eu sempre usei adoçantes e produtos light e diet para cuidar do peso, porém quando engravidei mudei meus hábitos, minha obstetra na época me proibiu de comer tudo que fosse diet e light e passei a ingerir produtos que não fossem industrializados e açúcar. 
Ah ouvir isso por um lado engatilhou em minha mente que eu poderia comer de tudo a partir daí...pra mim a gravidez virou um momento de aproveitar ao máximo tudo de gostoso que eu desejasse comer. Esse foi meu grande erro. Iludida com as palavras da médica eu saí atirando por todos os lados e segui assim durante os próximos meses da minha gestação. Comi de tudo mesmo, sem me preocupar, comi muito pastel, sorvete e todas as gostosuras que puder imaginar. Mas eu tive sorte. Mudei de obstetra no quarto mês porque não estava satisfeita com a atual, conheci uma médica maravilhosa, atenciosa e muito dedicada aos seus pacientes. Segui o acompanhamento da minha gestação com ela, em Madureira. 
Minha nova médica me passou alguns exames de sangue e foi onde descobri que estava com diabetes gestacional, colesterol e triglicérides altíssimos, além de hipertensão. Fiquei chocada! Isso tudo graças a minha mudança alimentar! Daí pra frente não poderia tomar nenhum remédio para controlar o colesterol e a diabetes, apenas dieta mesmo. Só tomei remédio para a hipertensão. A diabetes gestacional pode ser perigosa para o bebê, no nascimento ele pode ter hipoglicemia e precisar ficar internado. 
Além de tudo isso resolvi fazer um exame de urina por conta própria, no laboratório me falaram de um exame mais profundo o "Cultura", nunca tinha ouvido falar desse exame! Então optei por fazer esse. Ao pegar o resultado vi que estava com uma bactéria perigosa para o feto, pois no parto a bactéria poderia passar pra ele e causar a morte do bebê...lí muito sobre essa bactéria e pensei por quê ninguém me passou esse exâme? E se eu tivesse um parto prematuro meu filho estaria correndo risco! O nome da bactéria é "Streptococcus" acho que toda grávida deveria fazer esse exame pelo menos mais de uma vez na gravidez, por volta do 5º mês e depois no 8º. Assim a gente se certifica de que vai estar tudo bem para um parto seguro pro bebê. 
Depois de ter descoberto essa bactéria fui à médica que me passou um tratamento para acabar com a bactéria, mas ela acaba voltando mais tarde, então antes do parto tem que refazer o exame de cultura e tomar remédios prescritos pela médica. Enfim, tive que controlar a diabetes e não podia comer NADA! Bom, tinha uma dieta controlada, bastante legumes e verduras. Muito pouca fruta e massas integrais. Era comer uma fruta pra minha glicose subir ou comer um macarrão integral pra ir lá nas alturas. Era incrível como subia tanto! Até o feijão alterava minha glicose. Além da alimentação atrapalhar a glicose também tinha o fator ansiedade e estresse. Nossa, como andei estressada na gravidez. Tudo me irritava ou eram os outros que se irritavam comigo e por isso eu ficava estressada? Rsrs...sei que não foi fácil controlar o estresse e cada vez que eu me preocupava com alguma coisa ou me estressava com alguém a glicose subia demais! Eu sempre media a glicose quando me estressava e era bater e valer. 
Também tive que frequentar uma endocrinologista por conta da diabetes, ela ficou surpresa da primeira obstetra ter me cortado o adoçante línea já que ele é indicado até para gestantes e crianças. Ela até me disse "Como fica então as mulheres que são gestantes diabéticas?" Graças a Deus no final da gravidez a glicose estava bem controlada e tudo correu bem no parto. Meu bebê nasceu bem, muito saudável e bem fofinho, com 3.705kg e 49cm. Depois de 15 dias do parto fui à médica que me disse que os níveis de colesterol, triglicérides e até da diabetes gestacional vão melhorar depois de alguns meses, pois leva um tempo para nosso corpo se "limpar" de tudo isso. 
Em março me consultei e a médica passou exames de sangue para ver se tudo vai bem comigo. Espero que sim! Mas fica a dica, não confiem em tudo que te mandam fazer. Minha endocrinologista disse que eu podia sim tomar adoçante línea e trocar o iogurte light pelo natural integral e adoçá-lo com línea...se eu tivesse seguido isso e a minha dieta de antes da gravidez eu não teria tido todas essas complicações mais à frente. 
Cuidem de sua alimentação, evitem comer tudo que desejarem só porque estão grávidas e parece que grávida pode tudo né. Coma saudavelmente pelo bebê e pelo bem da sua saúde e assim terá uma gestação tranquila e sem preocupações. Além do que a gravidez termina e depois somos nós que ficamos com problemas de saúde. 
Um beijo!






                                                                   
                                                   
Dia do parto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário